Carros preparados capa
18
jul

Carros preparados: saiba o que são e entenda as vantagens!

Carros preparados representam não somente uma realidade no contexto da mecânica de alta performance no Brasil, mas também uma paixão que move aficionados pelo globo. Estes veículos são customizados tanto no âmbito mecânico quanto estrutural e estético.

Atualmente, uma das modificações mais comuns é a do turbocompressor. Parte da motorização responsável pelo aumento de potência e maior ganho de eficiência em carros preparados.

A pedido da Avus MotorSport o time de engenheiros e mecânicos de alta performance elaborou este artigo abordando tudo sobre carros preparados: o que são, como funcionam, suas vantagens e quanto custa a manutenção.

Continue no artigo e saiba tudo sobre o assunto!

Carros preparados, o que são?

São carros que passaram por algum melhoramento, seja mecânico ou estético. Na cultura tuning, os carros preparados são modificados de modo que alcancem melhor desempenho ou com alterações no motor e seus componentes, na carroceria, pintura, estofados, painel, vidros e demais aspectos.

Dentre as modificações mecânicas, na atualidade se popularizaram o downpipe, remap e, claro, a instalação de turbocompressor. Esta última modificação possibilita maior eficiência dos motores, menor consumo de combustível e maior potência.

Carros turbinados

O turbocomprossor é um componente desenvolvido pela mecânica de alta performance que funciona a partir do aumento da densidade do ar durante o ciclo de admissão, por meio da compressão por sistema de turbina e compressor.

Este processo garante que os gases de escape sejam eliminados de forma mais eficiente, assim como o ar atmosférico presente na câmara de combustão do motor com maior densidade.

Isso possibilita que o sistema de combustão/expansão do motor seja alimentado com mais oxigênio, gerando um ganho expressivo de potência (cv).

Além deste aspecto, o sistema de turbocompreesão também impacta positivamente no consumo de combustível. Isso se dá devido à redução da quantidade de combustível necessária durante o ciclo de combustão.

Devido à otimização do processo de combustão/expansão nas câmaras do motor pela admissão de ar com maior densidade e maiores índices de oxigênio, o turbo permite um melhor desempenho do processo de queima e liberação de energia.

Como funciona o motor de um carro preparado?

Motores são, por essência, câmaras de explosão controlada. Nestas câmaras a mistura correta entre ar e combustível é comprimida, inflamada pelo sistema ignição e, a partir da queima, libera energia.

A energia liberada é convertida em energia mecânica que impulsiona os pistões para baixo. Estes movimentam o virabrequim que, consequentemente, permite ao veículo a potência e torque necessários para o deslocamento e funcionamento de outras partes mecânicas.

Ao final dos ciclos de admissão, compressão, combustão/expansão, os gases resultantes são tratados e eliminados pelo sistema de escape do carro.

Em carros com turbocompressor esse processo é otimizado. Os gases eliminados alimentam o rotor da turbina que, por sua vez, possibilita a compressão do ar atmosférico durante o ciclo de admissão.

Isso permite que a explosão resultante após a ignição da mistura ar-combustível alcance valores de energia maior e, em decorrência disso, maior potência, torque, eficiência e resposta geral do motor.

Quais são as vantagens de ter um carro turbinado?

Carros preparados vantagens

Carros modificados com turbo apresentam uma gama de vantagens que abrangem desde a maior eficiência na emissão de gases até maior economia no desempenho do veículo.

O time de engenheiros e mecânicos de alta performance da Avus MotorSport analisou os impactos positivos e as vantagens dos carros modificados com turbo e desenvolveu uma listagem. Foram consideradas:

·  eficiência na relação combustão e emissão de gases na atmosfera

·  desenvolvimento tecnológico

·  ganho com potência e desempenho dos motores

·  economia

Menor emissão de gases

Após a queima, os gases resultantes em qualquer veículo são eliminados na atmosfera. Em carros modificados, a relação entre os gases produzidos e dispersados apresenta uma redução devido às partes mecânicas adicionadas.

Isso implica em taxas mais ecológicas e responsáveis, com menor impacto na emissão de gases na atmosfera.

Motor menor e mais eficiente que os motores comuns

O avanço tecnológico em qualquer setor da economia permite uma otimização nos processos de fabricação, assim como maior eficiência e qualidade nos produtos gerados. Essa máxima vale para o setor automobilístico em geral.

Motores com turbocompressor possibilitam ganhos de potência em blocos de menor dimensão, assim como maior eficiência em todo o processo de admissão, compressão, combustão/expansão.

Maior potência

A potência resultante dessa otimização é nítida. Tendo em vista que todo o processo que ocorre internamente nas câmaras do motor é potencializado, o resultado são índices superiores de potência gerada.

Economia

Em comparação aos motores comuns, aqueles modificados com turbocompressor apresentam maiores índices de eficiência. Isso, inevitavelmente, gera maior economia tanto na manutenção do carro, assim como no gasto com combustíveis.  

Quais cuidados devo ter com um carro preparado?

Os cuidados com os carros preparados não se diferenciam expressivamente dos carros comuns. Assim como qualquer veículo, a manutenção regular e periódica deve ocorrer de modo a garantir o funcionamento correto de todas as partes mecânicas, elétricas e computadorizadas.

Normalmente, mecânicos qualificados e oficinas com comprovada expertise e confiabilidade de mercado indicam e orientam seus clientes aos cuidados especiais em veículos modificados.

Contar com equipes qualificadas nestes momentos é essencial. Caso haja algum aspecto de atenção, o cliente é orientado de maneira correta com assessoria profissional de mecânicos com qualificação e expertise.

Afinal, qual o valor da manutenção de um carro preparado?

Assim como qualquer serviço prestado é comum ocorrer variações de mercado no valor cobrado. Isso se dá por um conjunto de fatores: confiabilidade da empresa, expertise dos profissionais, equipamentos e maquinário de alta tecnologia, portfólio de produtos e serviços etc.

Do mesmo modo, o valor cobrado pela manutenção também depende do estado geral do veículo e quais as intervenções, substituições e correções são necessárias. Ou seja, os valores estão diretamente relacionados à necessidade identificada pelos especialistas.

Realizar pesquisas de mercado extensas e orçar com várias empresas, por vezes, não é a melhor solução. Isso devido à especificidade dos trabalhos e da expertise necessária para lidar com motores preparados.

Essas empresas e profissionais qualificados são especializados e, por isso, comparativamente há um número menor de oferta no mercado pelo nicho em que se encontram. É comum que oficinas tradicionais não ofereçam serviços especializados em mecânica de alta performance.

A Avus MotorSport apresenta uma trajetória de sucesso e satisfação com seus clientes, sendo especialista em mecânica de carros que demandam potência aliada à segurança, confiabilidade e assertividade nos serviços prestados.

Conclusão

Carros preparados conclusão

As alterações mecânicas em carros preparados abrangem uma série de procedimentos de modificação de partes, instalação ou substituição de peças e acessórios, além de manutenção com objetivo de garantir a melhor eficiência e potência dos veículos.

Dentre estas alterações a instalação ou manutenção em motores com turbocompressor deve ser realizada por profissionais que compreendem as necessidades mecânicas dos carros, suas especificidades técnicas e os procedimentos adequados para cada fabricante e modelo.

A Avus MotorSport conta com uma equipe de engenheiros e mecânicos de alta performance especializados em carros preparados. Realizamos serviços como reprogramação de ECU, downpipe, manutenção e remap de stage 1 a stage 4.

Entre em contato com nosso time de atendimento e agende uma visita a nossa oficina!