Cavalos de potência capa
01
jun

Cavalos de potência: Saiba o que é e entenda a origem!

Ao olhar a ficha técnica de carros, os cavalos de potência sempre representam um dos indicadores para a escolha de carros mais velozes e potentes.

Mas, essa unidade de medida, por incrível que pareça, é tão antiga quanto os motores a vapor do século XVIII. Acontece que, ao longo dos anos, foi incorporado como parâmetro de medição e qualificação dos motores e, atualmente, é adotado no mundo inteiro.

Mas, qual a origem do termo e como é calculado os cv de um motor? Continue no artigo e saiba tudo!

Cavalos de potência o que são?

Cavalos de Potência (CV), Cavalo-Vapor ou Horsepower são unidades de potência utilizadas para medir e qualificar o desempenho e capacidade de geração de força em um determinado motor.

Desse modo, quanto maior for o número de cavalos de um motor, maior será sua potência. Essa unidade de medida, adotada internacionalmente, é utilizada para qualificar a motorização de automóveis. No entanto, sendo comum seu emprego na mecânica de carros.

Por que o chamamos assim?

O termo foi proposto no século XVIII pelo engenheiro escocês James Watts. A estratégia utilizada por J. Watts foi a de estabelecer uma unidade de medida da potência gerada por um motor a vapor em comparação à força mecânica mais comum à época empregada nas atividades produtivas pré-industriais: o cavalo.

Para Watts, a unidade de medida de potência seria calculada com base na força necessária para se erguer um peso de 75kg, à altura de 1 metro e em 1 segundo.

O nome pretendia associar os universo pré-industrial e industrial de maneira simples e de fácil assimilação. Desde então, o termo se popularizou e, hoje em dia, integra o vocabulário comum de qualquer aficionado em mecânica.

Quando esse termo foi inventado?

O termo foi proposto na segunda metade do século XVIII quando partes da Europa se industrializaram. Neste período, a popularização das máquinas à vapor, seu desenvolvimento e novos recursos impulsionaram as economias do velho continente.

Como uma tecnologia tida como nova à época, várias necessidades surgiram: como classificar, como nomear, como possibilitar que a comercialização de novos equipamentos então desconhecidos dos investidores e do público?

A solução foi aproximar o universo conhecido com o da revolução das máquinas no princípio da indústria. Daí a necessidade e invenção do termo cavalos de potência.

Como a potência de um veículo é calculada?

Cavalos de potência calculada

O método utilizado para calcular a potência do motor é baseado na força alcançada (ou também chamado de trabalho) em 1 segundo. Este valor é indicado na unidade de medida Joule (j).

Para isso, deve-se saber a pressão média do motor, o curso do pistão, quantas rotações por minuto o motor alcança e o número de cilindros. Estes fatores são todos considerados e, a partir de seu cálculo, é determinada a Potência.

A partir do momento que se conhece a quantidade de joules por segundo, converte-se em cavalos de potência. Sendo 1000j/s equivalentes a 1,36 cv.

Torque x Cavalo de potência: Quais são as diferenças?

Provavelmente você já escutou que determinado modelo de carro tem uma potência alta com toque baixo ou, ainda assim, que tanto torque quanto cv são altos. Estas unidades de medidas, apesar de qualificarem o desempenho do motor, são diferentes.

Torque

Toque também é uma unidade de medida de força. Representa a força necessária aplicada sobre um eixo para que ele gire em relação a um ponto pivô.

Desse modo, está associado ao movimento de rotação de um objeto sobre um pivô. Quanto maior o torque de um motor, maior a força que aplicará na rotação de um objeto sobre um eixo.

Cavalos de potência

A unidade de cv é relativa à potência de um motor e, desse modo, considera tanto a velocidade de rotação alcançada quanto o torque.

Aproveite para ler também sobre carros modificados!

Afinal, o remap aumenta os cavalos de potência de um veículo?

Sim! A partir do remap a unidade de controle do motor (ECU) é reconfigurada de modo que alguns parâmetros de funcionamento sejam alterados com objetivo de maior potência.

Por exemplo, alterando-se a relação combustível-ignição. Este princípio possibilita otimizar a sincronia entre os movimentos dos cilindros, a injeção de combustível e o tempo correto de ignição para maior aproveitamento da explosão e, consequentemente, maior potência.

Para se realizar um remap seguro, é sempre recomendado contar com especialistas em mecânica de alta performance, com engenheiros experts e equipamentos de alta tecnologia associada.

A Avus MotorSport é especializada em Reprogramação de ECU nos mais diversos modelos de carros, garantindo o emprego de mão de obra qualificada e equipamentos de alta tecnologia, assegurando os melhores resultados em potência e motorização.

Conclusão

Cavalos de potência conclusão

Desde o século XVIII, com James Watts, até os dias atuais os motores só aumentaram em cavalos de potência. De fato, com o avanço tecnológico e novas soluções em motorização, a potência de um motor atual supera a casa dos milhares em comparação com os modestos de J. Watts.

E não era para ser diferente! Se, ao início eram calculados com base na força de um cavalo, hoje em dia talvez essa comparação não fosse a das melhores. Independente disto, a medição de cv ou hp de um motor tornou-se padrão internacional.

Se você deseja acrescentar mais alguns cavalos ao motor de seu carro, o remap (Reconfiguração de ECU) realizado pela Avus MotorSport é a melhor opção.

Contando com equipamentos modernos e pessoal qualificado, a Avus MotorSport age em conjunto para que a potência do motor de seu carro seja aumentada de maneira segura, assertiva e com precisão.

Entre em contato com nosso time e agende uma visita!