Reprogramação de ECU

Reprogramação de ECU

Quando um fabricante desenvolve um carro novo, deve-se levar em consideração todas as condições a que ele pode estar sujeito e as regiões nas quais pretende vender este modelo. Isso significa, em vez de otimizar o programa da ECU ou “mapear” para oferecer o melhor desempenho ou a maior eficiência de combustível a ECU é mapeada genericamente para todas as condições operacionais diferentes.

Estes podem incluir combustíveis abaixo do padrão, extremos de temperatura e altitude, diferentes leis de emissão e até mesmo a possibilidade de que o veículo não possa ser reparado regularmente e de acordo com as instruções recomendadas pelo fabricante.

O remapeamento é a leitura da ECU e a reprogramação do mapa padrão, ajustando vários parâmetros, como pressão de combustível, pressão de turbo (em veículos turbo), controle do pedal do acelerador, avanço de ignição, mistura de combustível e entre outros para liberar o verdadeiro desempenho do conjunto mecânico.

É um processo completamente seguro, pois está apenas dando ao motor o desempenho que deveria ter tido antes de todos os compromissos serem aplicados à programação original. Cada motor terá seu próprio mapa e, ajustando isso, podemos modificar as características de funcionamento do motor; liberando mais potência e em muitos casos, reduzindo o consumo de combustível também.