Um mecânico em frente ao capô do carro e outro mecânico usando notebook e segurando uma prancheta, simbolizando como remapear carro
28
jan

Como remapear carro: Etapas do remap e qual é o melhor serviço

Saber como remapear carro e quais as etapas o antecedem é uma forma de garantir o que há de melhor na área automotiva para o seu carro.

Inclusive, é importante saber qual o seu objetivo com esse serviço, pois ele, certamente, aumentará a potência do veículo.

Quer saber mais sobre como remapear carro, bem como saber qual é o melhor serviço? Então, continue conosco. 

Boa leitura!

Para que serve o Remapeamento ou Remap de carros?

Antes de saber como remapear carro, é importante entender como ele serve. Afinal, será que é tão importante assim fazer esse serviço?

Na verdade, a programação inicial é realizada na própria fábrica em que o automóvel foi desenvolvido. 

Porém, esse serviço é limitado, justamente porque ele é projetado para que o veículo ande em condições simuladas e controladas na própria fábrica.

Entretanto, nem sempre esse serviço diz respeito ao potencial do motor. Com isso, faz-se necessário um remapeamento de injeção eletrônica, liberar os cavalos, e aumentar a eficiência dos automóveis.

Remap x Chipagem: Qual a diferença?

Como você pode perceber, o remap é uma sigla para a reprogramação de injeção eletrônica, fazendo com que haja uma alteração no comando do veículo.

No entanto, ele tem sido bastante confundido com a chipagem que nada mais é do que a instalação de um chip no veículo para “enganar” certas informações que são encaminhadas para a central.

Assim, podemos entender que, enquanto a chipagem é um processo que engana a Central de Injeção Eletrônica (ECU), o remap reprograma as tabelas.

Inclusive, durante a chipagem, o automóvel pode acabar apresentando problemas após um tempo de utilização.

Isso acontece porque a ECU, por receber tantas informações equivocadas, tende a ficar corrigindo os sensores com mais frequência que o habitual.

Assim, antes de saber como remapear carro, é importante deixar claro que o remap é mais seguro que a chipagem e não deixa brechas para leituras com erros ou sucessivas correções.

Etapas antes de remapear o carro

A ideia de saber como remapear carro começa, na verdade, antes desse processo. Isso porque, existem algumas etapas prévias que farão toda a diferença no remap.

Inclusive, geralmente, antes de começar o remapeamento do carro, é necessário definir em quais veículos o novo motor será alocado e quais os principais objetivos.

Com essas informações em mãos, os responsáveis por esse processo irão para as etapas subsequentes, as quais envolvem a elaboração do desenho do motor e simulações computacionais.

Abaixo, confira mais detalhes sobre essas etapas que antecedem o remapeamento do carro!

Desenvolvimento do projeto, simulações computacionais e criação de protótipos

A primeira fase que antecede o remapeamento do carro é o desenvolvimento do projeto, o qual deve acontecer, majoritariamente, em paralelo com as simulações computacionais.

Afinal, enquanto os responsáveis vão desenhando os componentes e especificando os materiais, outros profissionais validam e aprovam – às vezes modificam – a partir das simulações computacionais.

Inclusive, essas possíveis modificações propostas podem ser tanto no material utilizado quanto na geometria das peças.

Dessa forma, o profissional responsável por essa área deverá decidir aquilo que é, de fato, mais vantajoso para o desempenho do veículo.

Por último, mas não menos importante, temos a parte em que protótipos são criados. Assim, fica mais fácil validar, sempre em conjunto com simulações computacionais, o motor desenhado.

Assim, na chamada “etapa Alpha”, poucos motores são construídos, visto que os componentes são desenvolvidos de forma manual, fazendo com que o custo dessa produção seja elevado.

Homem em oficina mecânica usando notebook com gráficos, simbolizando a tecnologia aplicada ao remap

Como remapear carro?

Agora que você aprendeu um pouco mais sobre esse universo, chegou o momento de aprender, de fato, como remapear carro.

Para isso, de forma geral, existem 3 stages do remap. Vale ressaltar que cada preparadora irá adotar um sistema distinto. Porém, existem alguns que são mais aceitos e difundidos, são eles:

  • stage 1;
  • stage 2;
  • stage 3.

Abaixo, aprenda um pouco mais sobre como remapear carro por meio dessas stages. Confira!

O que é Stage 1, 2 e 3 do Remap?

As stages 1, 2 e 3 são sistemas utilizados pelas preparadoras para remapear o carro. 

Na verdade, “stage” é o nome atribuído pelas empresas que realizam o processo de reprogramação para estabelecer os níveis de padronização dos mapas.

Veja, em seguida, mais detalhes sobre cada stage!

O que é Remap Stage 1?

O remap stage 1 é, normalmente, o mais procurado por aquelas pessoas que não desejam tirar o perfil original do carro. 

Além disso, é considerado o mais básico e pode ser instalado de forma isolada. Para isso, não se faz necessário outras modificações maiores no veículo.

Vale ressaltar que a stage 1 é capaz de extrair a maior potência do motor, não o colocando em risco; fora outros benefícios.

E o Stage 2?

O nível intermediário, ou stage 2, além de promover um maior ganho de potência e de ser capaz de destravar os limitadores, requer que itens sejam adicionados.

Exemplos: modificação no sistema responsável por captar o ar, velas, downpipe, blow-off etc.

Esse nível, geralmente, é mais procurado por aquelas pessoas que já possuem essas alterações em seus veículos, mas que não tiveram o resultado almejado.

O que é o Stage 3?

Por último, temos o maior nível de customização: o stage 3. Com ele, é possível promover a modificação de itens mais pesados, como:

  • polias;
  • turbinas;
  • combustível de corrida;
  • freios.

Importante ressaltar que a stage 3 é apenas recomendada para carros utilizados em pistas, pois o motor acaba desgastando de forma prematura.

De que forma é realizada a otimização do motor?

Sem dúvida, a tecnologia veio para facilitar a vida das pessoas. Porém, é importante conhecer de forma mais profunda como remapear carro.

Inclusive, a otimização do motor é um processo realizado durante o remap. E você sabe como ele é realizado? Então, confira o passo a passo abaixo!

  • Primeiro, o veículo irá passar pelo dinamômetro, o qual irá aferir e validar a potência original; aquela que veio direto da fábrica;
  • Após isso, o profissional irá identificar qual a opção mais adequada de otimização e, então, realizará o procedimento;
  • Por fim, o veículo irá passar de novo pelo dinamômetro, justamente para verificar o torque e o ganho de potência.

O que diz a Legislação no Brasil? Como remapear carro dentro da legalidade?

Hoje, no Brasil, apenas existe uma legislação para o controle do nível de emissão em carros novos. Logo, não são controlados os carros usados.

Dessa forma, os sistemas de controle de emissões, como catalisador, sistema de filtragem de material particulado, bem como a válvula de recirculação de gases de escapamento, podem ser removidos para que se obtenha mais potência.

Remapeamento de carros vale a pena? Como contratar o melhor serviço?

Importante saber que, carros que possuem uma litragem reduzida e que não têm turbo compressor, são capazes de se beneficiar com o serviço de reprogramação.

Além disso, o remapeamento proporciona ganho de torque, o que pode ser uma diferença notável durante a condução do veículo.

Porém, é essencial que esse serviço seja realizado por uma empresa especializada em remap e que ofereça um serviço de qualidade, como a Avus MotorSports.

Aqui, além do melhor atendimento e custo-benefício, você terá um atendimento de primeira. Pode confiar!

Mecânico com roupa suja, em frente ao capô aberto de um carro, segurando e utilizando notebook, simbolizando como funciona remapear carro

Conclusão

No conteúdo de hoje, você conseguiu perceber alguns pontos que devem ser levados em consideração na hora de remapear o carro.

Afinal, ele é um serviço vantajoso, mas é importante saber o motivo pelo qual esse serviço é indicado para o seu carro.

Para sanar quaisquer dúvidas, entre em contato com uma empresa especializada em remap, como a Avus MotorSports e tenha as respostas necessárias para alcançar seu objetivo.