Downpipe capa
29
jun

Downpipe: saiba o que é, para que serve e quais as vantagens!

Cada vez mais popular, o Downpipe representa a substituição de partes do sistema de exaustão de carros com turbocompressor e que permitem um ganho de potência pela otimização da eliminação dos gases provenientes do motor.

Comumente adotado no universo da mecânica de alta performance, além de aumentar a potência, também possibilita uma melhora na condutividade térmica, redução no peso geral do veículo e um ronco mais esportivo.

O time de engenheiros e mecânicos da Avus MotorSport elaborou este artigo abordando tudo sobre esse procedimento! O que é, quais as vantagens e qual a sua relação com reprogramação ECU.

Continue no artigo e saiba!

Downpipe, o que é?

Se caracteriza pela substituição de partes do sistema de exaustão de fábrica por componentes que permitem maior fluxo de eliminação de gases proveniente do motor. Esse processo aumenta a potência do carro pela otimização do processo de alimentação de oxigênio do turbocompressor e eliminação de gases.

É amplamente adotado como estratégia de customização com objetivo de ganho de potência. Pode ser associado à reprogramação de ECU, possibilitando ainda o aumento expressivo dos cavalos de potência.

Para que serve?

Esta customização é amplamente adotada no universo da mecânica de alta performance como uma estratégia de ganho de potência em carros turboaspirados de fábrica ou com turbocompressor instalado.

Como parte do sistema de exaustão do veículo, são instalados com o objetivo de otimizar o transporte de gases da combustão ao escape traseiro. Este processo aumenta a potência do motor.

O que faz um Downpipe?

Basicamente altera o fluxo de eliminação de gases produzidos pelo motor, regulando e equalizando as diferenças de pressão entre alimentação de oxigênio no motor pelas turbinas de compressão do turbo e taxas de exaustão otimizadas para alta performance.

Como o Downpipe funciona?

Todo e qualquer motor à combustão obedece a uma lógica simples: quanto maior for o fluxo de oxigênio, maior será a explosão e consequente potência do motor. No entanto, para torná-lo ainda mais eficiente, o sistema de exaustão dos gases resultante da queima de combustível também deve ser observado.

A partir de alterações no fluxo de exaustão e emissão dos gases provenientes do motor (hidrocarbonetos, monóxido de carbono e óxidos de nitrogênio) haverá um ganho de potência.

Enquanto o turbo instalado permite que o ar seja comprimido e a combustão ocorra em alta pressão, gerando potência, a alteração no escapamento possibilita que, pela diferença de pressão entre alimentação e exaustão, o motor ganhe ainda mais potência.

O veículo ganha potência com o Downpipe?

Sim! Estima-se um ganho de potência média de 10 a 20 cavalos em motores com esse tipo de alteração no sistema de exaustão.

Isso se dá, como afirmado, pelo aumento do fluxo de eliminação de gases provenientes da combustão e equalização entre ar comprimido pelas turbinas do sistema turbo com a eliminação pelo escapamento.

Afinal, o Downpipe é permitido?

Downpipe permitido

O Código de Trânsito Brasileiro prevê, somente, que o sistema de escapamento não produza sons acima de 80 decibéis. Fora este aspecto, não há qualquer restrição legal à instalação de partes ou componentes esportivos nos carros com turbocompressor.

Desse modo, além de permitido, é amplamente adotado no universo tuning e da mecânica de alta performance. Por isso, conte sempre com empresas parceiras das melhores fabricantes e que seguem as determinações legais.

Quais as vantagens de instalar o Downpipe?

Adotar esta estratégia, alterando o sistema de exaustão do carro, implica num conjunto de melhorias que abarcam desde o ganho de potência até o design do novo sistema.

Com a instalação, pelo aumento do fluxo de ar expelido e equalização correta da relação alimentação-exaustão, os motores com turbocompressores tendem a apresentar um ganho de potência média de 10 a 20 cv.

Além deste aspecto, é um procedimento de baixo custo, quando comparado a outros procedimentos de customização. Desse modo, é adotado amplamente no segmento do tuning e dos carros modificados como mais um recurso à customização e aumento da potência.

Se não bastasse o ganho com potência, a substituição de componentes e partes do sistema de exaustão também permite que o ronco dos motores a turbo tenham uma sonoridade mais esportiva. Consequentemente, o prazer na dirigibilidade aumenta.  

·  ganho de potência médio de 10 a 20 cavalos

·  customização de baixo custo, quando comparado a outros processos

·  ronco do motor mais esportivo

·  redução do peso total do escapamento pelo uso de ligas e materiais mais leves

·  melhoria na condutividade térmica

·  design do sistema de escapamento

É necessário fazer remap após instalar o Downpipe?

A realização da substituição de partes do sistema de exaustão não necessariamente deve ser acompanhada por um remap. No entanto, como estamos falando de ganhos de potência, a reprogramação da ECU aliada a esta customização permite ganhos maiores.

Por mais que não estejam diretamente associados, aliar os dois procedimentos representa uma das estratégias mais eficientes na hora de aumentar a potência dos motores com turbocompressão.

A Avus MotorSport é especialista tanto em alteração nos sistemas de escape como em reprogramação de ECU em carros de diversas fabricantes e motorizações.  Entre em contato hoje ainda com nosso time de engenheiros e mecânicos e agende uma visita em nossa oficina!

Conclusão

Downpipe conclusão

No universo da mecânica de alta performance, o Downpipe representa uma das estratégias de aumento do ganho de potência de motos turboaspirados. Esse processo se dá pela otimização do sistema de exaustão por meio da equalização do fluxo de escape de gases produzidos pelo motor.

No Brasil, atualmente, não há qualquer restrição legal na realização do procedimento, sendo amplamente difundido e adotado no meio especializado em carros com turbocompressor.

Além de apresentar vantagens no aumento da potência, este processo possibilita uma melhor condutividade térmica, redução do peso total do carro, além de deixar o ronco do motor com toques esportivos.

Entre em contato com a Avus MotorSport hoje mesmo e agende uma visita em nossa oficina!