07
set

Escapamento esportivo dá multa? Fique por dentro de tudo

Sabemos que você ama seu carro e ama mais ainda deixar ele do jeitinho que você sempre sonhou, mas alguns componentes te causam receio.

Um deles é o escapamento esportivo, que pode ser um elemento tanto estético quanto de performance, mas pode ter medo de multas, muitos donos de automóveis evitam instalar esse componente.

Mas e aí, escapamento esportivo da multa mesmo? A resposta direta é não, porém, sabemos de casos em que são aplicadas e temos que te dizer que são totalmente indevidas e você pode recorrer.

Então, para saber exatamente como funciona o escapamento esportivo e o sistema de multas em cima desse componente, acompanhe o artigo de hoje que vamos te contar tudo.

Se já quiser sair rodando com um escapamento esportivo de respeito, na Avus Motorsport temos o serviço ideal para o seu carro.

O que é escapamento esportivo

O escapamento esportivo é um componente automotivo que é composto por algumas peças, mais especificamente seis, e são elas:

  • Coletor de escape
  • Tubo
  • Silenciador
  • Catalisador
  • Abafador
  • Ponteira.

Essas partes exercem funções específicas dentro do funcionamento do escapamento, sendo o coletor por exemplo, a parte que coleta os gases que vem do processo de combustão.

Já o tubo, faz a ligação dos componentes desse sistema e o silenciador é vital para diminuir os barulhos do sistema de escapamento.

Na sequência, o catalisador é responsável por purificar esses gases que são prejudiciais à saúde e o abafador, como diz o nome, abafa os ruídos, sobrando por fim, para ponteira, ser a saída que tem um valor mais estético mesmo.

Geralmente as ponteiras são cromadas ou tem algum item decorativo de destaque para tornar o escapamento esportivo algo mais arrojado.

Escapamento esportivo na lei

Escapamento esportivo da multa de acordo com a lei?

Muitos não sabem, mas na legislação não tem nada que impeça a instalação de um escapamento esportivo no seu carro ou motocicleta, na verdade, a lei atua em cima dos limites de emissão de ruído.

Ou seja, pode modificar o escapamento à vontade, desde que não deixe o seu carro muito barulhento, e há até uma medida em decibéis prevista em lei para garantir a regularidade do veículo.

Por isso, na hora de fazer uma troca de escapamento, considere este pré requisito do barulho. Entendemos que um ronco do motor é um som que todo apaixonado por carro ama, mas no escapamento é melhor evitar exageros.

Porque você não pode ser multado por escapamento esportivo

As dúvidas sobre esse assunto são pertinentes, pois existem muitos relatos de motoristas que foram multados por estar utilizando escapamento esportivo e informação vai passando pelo boca a boca e criasse essa ideia errada.

Como dissemos, a multa é para casos em que os barulhos excedam os limites, e isso não é determinado pelo ouvido sensível do oficial da lei, é preciso que haja um equipamento específico para fazer essa mensuração.

O aparelho em questão é um decibelímetro, e nele aparece em tempo real se o barulho do escapamento está dentro do que é permitido pela lei.

Então, se você recebeu uma multa, mas o aplicador da mesma não utilizou um decibelímetro, é possível recorrer, porém tenha em mente que será feita uma aferição e se esta não exceder os decibéis limite, a multa é revogada, do contrário, será mantida.

Decibéis máximos permitidos pela Lei

Agora, partindo para algo mais técnico, vamos ver quais são de fato os limites de decibéis que seu escapamento pode atingir e continuar de acordo com a legislação nacional.

É importante ressaltar que alguns tipos de veículos podem ter limitações diferentes.

Por exemplo, para motos fabricadas até 31/12/1998 o máximo de decibéis permitido é de 99, e a partir de 01/01/1999 o limite são 3 decibéis acima do que está no manual do fabricante da motocicleta.

Para carros vai variar da potência, mas em média os limites giram em torno de 88 decibéis, com alguma tolerância a depender dos modelos.

Para ver a lei completa, pode conferir na resolução CONAMA nº 252 de 01 de fevereiro de 1999;

Como não receber multa por escapamento esportivo

Como não receber multas por uso do escapamento esportivo?

Sem sombra de dúvidas a melhor maneira de evitar multas por uso de escapamento esportivo é fazendo a instalação de um kit que seja homologado e que possa entregar performance e estética, dentro dos limites da lei.

Então, quando for fazer a instalação de um escapamento esportivo, busque uma oficina que seja especializada para que você não tenha problemas com multas, mas também consiga os resultados que você deseja.

A Avus Motor Sports tem um serviço voltado para instalação, manutenção e desenvolvimento de projetos de escapamentos esportivos que consideram as suas necessidades, design do veículo e que não fujam do que manda a legislação.

Conheça agora os serviços de escapamento da Avus Motor Sports para dar aquele upgrade no seu veículo.

Como recorrer de multas por escapamento esportivo

Caso você seja multado pelo uso de escapamento esportivo, mesmo estando dentro dos limites de decibéis como falamos, é possível recorrer na justiça para não pagar a infração.

A notificação pode chegar por carta ou você pode ser abordado na hora e nesse caso uma defesa prévia é possível.

Mesmo que o recurso seja indeferido na primeira instância, vale apelar a segundo. É vital esgotar seus recursos, desde que você esteja devidamente regularizado.

Você pode alegar algumas coisas, e uma das principais é se a multa foi aplicada mediante aferição pelo decibelímetro, pois em muitos casos o autuador faz o diagnóstico de ouvido, e por lei, isso não é permitido.

Conforme já falamos, o simples fato de instalar um escapamento esportivo não é infração, porém muitos fiscais  já aplicam a multa inferindo que há irregularidade, mesmo sem medir, e esse é seu trunfo para recorrer.

Conclusão

Por fim, o uso de escapamento esportivo é algo totalmente legal, desde que respeite os limites de decibéis, portanto, não deixe de aplicar essa modificação no seu veículo.

Faça isso com quem realmente entende do assunto, e modéstia à parte, aqui Avus Motor Sport, nossa equipe faz um ótimo serviço em manutenção e instalação de escapamentos.

Dê uma olhada nas nossas soluções e deixe seu carro do jeito que sempre quis.