30
ago

Potência do motor: o guia completo sobre potência automotiva

Apaixonados por carros sabem como uma arrancada forte é algo gratificante, e isso tem tudo a ver com a potência do motor, e entender sobre isso faz toda a diferença na compra de um novo veículo ou na hora de melhorar a performance.

Termos como motor turbo, 1.0, 2.0, 8 cilindros e afins, devem vir a sua cabeça nesse momento, mas saiba que quando falamos de potência automotiva tem muitas coisas envolvidas nesse meio que fazem muita diferença.

Separamos no artigo de hoje um guia com várias informações e dicas para que você possa deixar o seu possante muito mais potente, tendo sempre um bom desempenho e um consumo de combustível equilibrado.

Boa leitura.

O que é potência de motor

Quando falamos em potência, estamos falando sobre a capacidade do motor do seu carro executar uma ação em menos tempo, em geral relacionado ao arranque do veículo e velocidade de aceleração.

É determinado pela relação direta entre o torque e as rotações, ou ciclos dos cilindros para quem entende de V6 e V8, então é justamente a potência do motor que vai impactar no desempenho do automóvel.

Portanto, esse item é o que você precisa considerar na hora de escolher um carro novo ou até se estiver sentindo que o seu veículo atual não está entregando a potência que você deseja.

Potência divulgada pela fabricante x potência de roda

Temos um fator que vai ser determinante na hora de consultar a mencionada potência do motor, porque há duas maneiras de defini-la, utilizando via de regra, o dinamômetro, aparelho especializado para esse fim.

Uma das maneiras é utilizando o aparelho fixo, ou de bancada para que sejam simuladas e testadas situações apenas com o motor, sem conexão com o veículo, para que assim tenhamos a medida bruta da potência.

A outra aferição é por meio do dinamômetro de rolo ou de chassi como também é conhecido, onde o aparelho fica posicionado entre as rodas do carro, devidamente montado e equipado para que possam ser feitos testes que simulam situações que o condutor vivenciará no seu dia a dia.

É comum que a montadora divulgue a potência bruta do motor por fins comerciais, então você deve considerar essa diferença na hora da escolha.

Situações que podem influenciar na potência

Ainda sobre a questão da aferição da potência, temos que ter em mente que a fabricante faz seus testes em ambiente controlado, com pressão atmosfera ideal e temperatura bem mais amena.

Não tem nada de errado nisso, pois o objetivo da companhia é entregar as melhores características do seu produto, porém cabe a nós te explicar como as situações do dia a dia vão impactar a potência do motor.

As situações mais corriqueiras que você vai se deparar e que tem influência direta no desempenho do motor são:

Altitude

O funcionamento básico de um motor a combustão depende da oxigenação, ou seja, o nível de oxigênio no ar é importante para o desempenho do veículo, e sabemos que quanto mais alto estamos, menor é a concentração deste agente comburente.

Para isso é possível fazer um cálculo, que, segundo a estimativa da montadora, o motor vai perdendo 1% da sua capacidade a cada 100 metros acima do nível do mar.

A fim de exemplificar isso, a cidade de São Paulo está cerca de 760 metros acima do nível, sendo assim um veículo que possua 85 cv, irá entregar uma potência de 79 cv.

Temperatura

Aqui a lógica é a mesma da altitude, porque como estamos falando de um motor de combustão, precisamos do chamado “triângulo do fogo” para que funcione.

Os componentes seriam: combustível, no caso a gasolina ou álcool, comburente que é o oxigênio e a energia que é o calor.

Mas para o motor em si, dias de muito calor fazem com que o oxigênio do ar fique menos denso, dificultando a combustão. Em contrapartida, nos dias frios, o motor vai ter que trabalhar mais para chegar a temperatura de 90º que é a ideal para o funcionamento.

Peso

Quanto mais peso no carro mais força o motor terá que fazer para gerar o movimento, é por isso que caminhões de carga operam num outro nível de potência.

Também é possível calcular o impacto do peso no desempenho do seu veículo, então seu o carro pesa 1000 kg e tem 85 cv de potência, divide o peso pela potência e terá o número de 11 kg/cv.

Ou seja, cada cavalo-vapor conseguira mover 11 kg, então quanto mais peso tiver no carro, maior será a relação kg-cv.

Combustível

A priori você pode estar achando que a gasolina confere mais potência em carros flex, mas isso pode ser mais uma impressão do que a realidade de fato.

Nos modelos de motor flex, a tendência é que o etanol permita explosões mais fortes por suportar cargas de compressão maiores que as da gasolina.

Por outro lado, o consumo de álcool é 30% maior que o da gasolina, então é preciso levar isso em conta.

Manutenção

Sujeira no motor, desgaste no pistão, injetores obstruídos e afins, tudo isso impacta diretamente no desempenho, então é fundamental que a manutenção esteja em dia.

Faça revisões periódicas no motor, alinhamento, calibragem dos pneus, checagem do óleo e tudo mais que possa diminuir a potência do motor.

Faça uma visita à Avus Motorsports, a melhor oficina mecânica em Goiânia especializada em soluções para potência!

O que é cilindrada?

De forma simplificada, a cilindrada é a soma do volume interno dos cilindros do motor que podem ser medidas em centímetros cúbicos ou polegadas cúbicas.

Num exemplo, a média dos motores é de que cada litro tenha 999 cm³, porém 2 litros equivalem a algo entre 1997 cm³ e 1999, a correlação jamais é de um 1 litro para 1000 cm³ exatamente.

Torque de motor h2

Novamente, sem ser muito técnicos, podemos dizer que o torque é a força de arranque do motor, ou seja, quantos quilo de forma por metro ele é capaz de fazer.

Dito isto, podemos considerar que o torque é um dos componentes que definem a potência do motor.

Conclusão

No fim das contas, motor potente é tudo que o apaixonado por automóveis quer ao pisar no acelerador, mas sem conhecer como funciona, muitos acabam comprando um carro considerando características que não tem muito a ver.

Ainda assim, se você está sentindo o seu possante com pouca potência, é possível fazer alguns ajustes para melhorar a performance, como a instalação de um Escapamento Esportivo para Carro.

Na Avus Motorsports temos o serviço de reprogramação de ECU, que basicamente mapeia as condições reais do ambiente em que seu carro roda para trazer a eficiência adequada ao motor.

Faça uma visita na Avus e conheça nosso serviço de dinamometria para saber como está a potência do seu veículo.