Revisão preventiva automotiva: saiba como manter o desempenho e a segurança do seu veículo
Tem um ditado popular que costuma dizer que comprar carro é como ter um filho, por conta dos muitos cuidados que um veículo precisa para funcionar na sua plenitude.
E pode parecer um exagero essa comparação, mas negligenciar a revisão preventiva automotiva é muito perigoso por vários fatores.
Primeiro deles é a segurança, principalmente antes de viagens longas, mas também não podemos deixar de lado os aspectos financeiros, pois a falta de revisão periódica pode fazer com que um defeito simples de resolver se torne um problemão.
Portanto, vem ver no artigo de hoje a importância de fazer a revisão preventiva e também o que considerar na hora de escolher o centro automotivo ideal para cuidar do seu carro.
Boa leitura.
O que é revisão preventiva automotiva
O carro quando sai da fábrica começa a perder seu valor de mercado, e um dos fatores que colabora para isso é a deterioração natural dos componentes por conta do uso contínuo.
A melhor forma de manter o seu veículo com o desempenho mais próximo do original é fazendo a revisão preventiva automotiva para detectar desgastes, fazer alinhamentos, pequenos reparos entre outros cuidados.
Considere esse processo como um investimento na vida útil do seu carro, pois alguns problemas, se diagnosticados antes, podem ser resolvidos antes de se tornar um problema que iria custar uma pequena fortuna para ser solucionado.
Manutenção preditiva, manutenção detectiva e revisão corretiva: Quais são as diferenças?
Tem vários tipos de manutenção veiculares na hora que vai pesquisar, por isso é importante entender quais as principais diferenças entre elas para optar pela que mais vai trazer benefícios para o seu automóvel.
Manutenção preditiva:
Além da prevenção, esse tipo de procedimento consegue também prever possíveis pontos de rupturas nos componentes do seu carro.
Por meio de diversos equipamentos tecnológicos e métricas precisas, o profissional consegue analisar vários aspectos para identificar fragilidades no motor, parte elétrica, transmissão e afins.
Pode ser feito com uso de ultrassom, escaneamento da parte eletrônica, análise da vibração dos componentes entre outros dispositivos.
Manutenção detectiva:
É como se fosse uma revisão que funciona como um pente fino, pois vai avaliar o automóvel de forma completa, fazendo inclusive testes práticos em busca dos mínimos erros que passam despercebidos na análise mais geral.
Manutenção corretiva:
Conforme já falamos, existe um desgaste natural dos componentes de um veículos a depender da frequência de uso, das estradas, do peso que o automóvel carrega entre outros fatores.
Então, a manutenção corretiva entra para resolver esses problemas de desgaste que ocorrem e também outros defeitos que possam aparecer nos outros tipo de manutenção citados acima.
Quando fazer a revisão preventiva automotiva?
Esse tempo vai variar muito, principalmente do ano de fabricação do veículo, a marca e até a sua finalidade de uso, porém existem o que podemos chamar de “boas práticas” para garantir um rodar mais seguro e confortável.
Geralmente a recomendação básica é que pelo menos a cada 6 meses uma revisão seja feita, ou no máximo em um ano, pois como já mencionamos, há desgastes naturais.
No entanto, o tempo não é o único fator, pois a quilometragem tem um peso nessa demanda por revisão e o indicado é que a cada 10 mil quilômetros rodados uma revisão geral seja feita, independente do tempo que isso acontece.
É importante também evitar expor seu carro a condições extremas, como estradas irregulares, velocidades desnecessariamente altas e até carregar excesso de peso, pois esses comportamentos reduzem a vida útil consideravelmente.
Vantagens de fazer revisão preventiva do carro ou moto
Tem motoristas que vão seguindo a vida rezando para o carro não quebrar, e apesar de respeitarmos a fé de cada um, esse não é o jeito mais indicado de lidar com esse bem tão precioso.
Fazer a revisão preventiva automotiva periodicamente vai te livrar de muita dor de cabeça, pois quanto mais redondinho o veículo tiver, mais seguro e menos propenso a defeitos ele estará.
Além disso, podemos destacar outros benefícios da revisão preventiva:
Melhora o desempenho
Mesmo se a revisão preventiva não encontrar nem um problema iminente, só de realizar alguns procedimentos como alinhamento, balanceamento e limpeza de alguns componentes, o desempenho do veículo melhora consideravelmente.
Troca de óleo, troca de filtro, substituição de pastilhas de freio, entre outros procedimentos simples, trarão resultados perceptíveis na condução do automóvel.
Previne problemas e evitar substituições
Uma coisa é trocar a pá do limpador de parabrisa ou até uma lanterna queimada, outra é ter que substituir uma roda ou até mesmo um radiador.
E acredite, a negligencia com as manutenções podem parecer inofensivas, mas na verdade você está lidando com algo muito arriscado.
Não apenas pelas questões de acidentes, pois um pneu careca por exemplo pode prejudicar a sua direção numa situação de pista molhada, então não dá para deixar para depois quando se trata de segurança.
Isso é só um exemplo, pois se a falta de manutenção adequada, na pior das hipóteses contribuir para que o motor funda, seu prejuízo será absurdamente grande.
Mais confiança e segurança no veículo
Carro bem alinhado, balanceado, com lubrificação e componentes todos em dia, vai deixar a sua direção muito mais confortável e segura.
Para viajar em família então, esse é o procedimento ideal, pois ninguém quer correr o risco de ficar parado na estrada porque deixou de revisar algo no veículo.
Portanto, mantenha as revisões em dia, dentro do período e da quilometragem adequadas para transportar sua família com toda segurança.
Valorização do automóvel
Você já teve a experiência de ir comprar um carro seminovo e ficar surpreso pelo bom estado do veículo que parece até que acabou de sair da loja?
Isso só é possível de atingir cumprindo os cronogramas de revisão que vão permitir que seu carro rode bem por muito mais tempo.
Assim, na hora de uma venda, você terá boas chances de conseguir um valor legal pelo seu carro, o mais próximo da tabela FIPE possível.
Quais itens são verificados na revisão preventiva do veículo?
Destacamos alguns tipos de revisão, mas vale dizer que nem sempre o seu carro terá que passar por todas elas, principalmente se você estiver fazendo o procedimento de forma regular.
Mesmo assim, há um check list de peças de manutenção preventiva veicular que fazer parte de uma revisão completa, e em geral, a lista possúi os seguintes itens a serem verificados:
- Direção (alinhamento e suspensão dianteira)
- Pneus
- Fluido de freio
- Óleo
- Velas
- Ar condicionado e filtros de ar
- Filtro de combustível
- Alinhamento de suspensão, balanceamento e geometria
- Lataria
- Escapamento
- Marcha
- Sistema de arrefecimento
- Injeção eletrônica
- Radiador
- Correias do motor
- Vidros
- Limpadores de para-brisa
- Lâmpadas
- Cinto de segurança
- Itens obrigatórios
Onde fazer revisão preventiva automotiva em Goiás h2
Está precisando fazer uma boa revisão preventiva automotiva no seu carro? Então você precisa conhecer os serviços da Avus Motorsport.
Nossa inspeção para corrigir falhas e nossa manutenção preventiva garante que seu veículo saia daqui com o máximo de bom desempenho possível.
Sabemos como fazer os diagnósticos e ajustes para evitar erros, pois nossa equipe é especializada em desempenho automotivo de alto nível.
Conheça os detalhes do nosso serviço e traga seu carro para uma avaliação.
Conclusão
Sem dúvidas a revisão preventiva automotiva é fundamental para garantir o bom desempenho do seu carro por mais tempo.
Por isso, se atente ao período e quilometragem para fazer os procedimentos e busque serviços especializados, como da Avus Motorsport.