Tunar carros
19
abr

Tunar carros: Descubra o que é permitido e saiba como fazer!

Os amantes de veículos potentes conhecem muito bem os benefícios de tunar carros. Afinal, poder modificar o veículo segundo o gosto do cliente é uma das maiores vantagens.

Porém, para que seja possível realizar esse processo de forma legal e sem dores de cabeça, é fundamental estar atento à legislação vigente, principalmente no que diz o Código de Trânsito Brasileiro.

Isso porque, nem todas as modificações são permitidas e, algumas que são, possuem certas restrições.

Quer aprender mais sobre tunar carros e saber como realizar esse procedimento dentro da lei?

Então, continue conosco e boa leitura!

Afinal, o que é tuning?

Antes de aprender o que é permitido e como fazer para tunar carros é preciso que consideremos a definição de tuning.

Isso porque, “tunar” é uma palavra derivada de “tuning” (afinação, em inglês). Assim, quando uma pessoa diz que vai tunar carros, ela está querendo dizer que irá modificá-lo.

Dessa forma, o tuning é considerado, atualmente, um estilo automotivo de customização que está atrelado ao ganho de performance. 

Esse é um mercado, inclusive, que está em constante expansão no Brasil. Afinal, não é difícil encontrar uma pessoa que queira imprimir sua personalidade no seu carro.

Porém, é preciso contar com uma empresa especializada em reprogramação, justamente para ajustar as modificações à legislação vigente.  

Tunar carros, o que é permitido fazer?

Quando a gente pensa em automóveis turbinados, logo vem à nossa cabeça aqueles carros do cinema com velocidades incríveis, não é mesmo?

No entanto, saiba que é possível tunar carros e deixá-los tão potentes quanto aqueles automóveis dos sonhos, principalmente para os que são amantes do setor automotivo.

No entanto, não são todas as modificações que são permitidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Assim, para que você não tenha nenhuma dor de cabeça na hora de desfilar com a sua máquina nas ruas é preciso prestar atenção a alguns aspectos.

Abaixo, confira o que é permitido fazer no que diz respeito a tunar carros!

Modificações na pintura

O primeiro aspecto a ser observado na hora de planejar o tuning do seu carro é com relação às modificações na pintura.

Isso porque, com a nova legislação, alguns pontos foram reconfigurados, justamente para conferir maior segurança e padronização dos processos.

Assim, caso o envelopamento ou até mesmo a pintura nova cubra uma área externa do automóvel maior do que 50%, é configurada como modificação.

Dessa forma, haverá a necessidade de alterar o documento do veículo, mesmo que seja uma prática permitida pela legislação.

Iluminação 

Agora, outro ponto importante e que deve ser levado em consideração é o que diz respeito à iluminação do carro.

Isso porque, são permitidas as alterações na iluminação do automóvel. 

Porém, é preciso levar em consideração que a luz da lanterna de freio sempre deve ser vermelha e os faróis dianteiros, brancos.

Ou seja, a instalação de luzes fortes, como as de xenon, configura infração grave com aplicação de multa no valor de R$ 195,23.

Além disso, cinco pontos são retirados da carteira e o veículo será retido até que a infração seja corrigida e o carro, então, regularizado.

Modificações permitidas por lei

Motor 

Sim, as alterações no motor do veículo são permitidas pela legislação vigente. No entanto, é importante considerar que existe uma limitação.

Assim, caso o carro seja tunado, o proprietário poderá aumentar a sua potência em até, no máximo, 10% do original.

Suspensão 

Quando se deseja tunar carros, uma das modificações mais queridinhas pelo público é com relação à suspensão do veículo.

Porém, por mais que essa ação também seja permitida, alguns aspectos devem ser levados em consideração para que imprevistos legais não surjam.

Assim, caso o carro seja rebaixado, é necessário respeitar a altura mínima de 10 centímetros.

Para medir esse número, é importante considerar a altura a partir do ponto mais baixo do chassi até o solo.

Além disso, ainda sobre as modificações pertinentes à suspensão, quando os amortecedores e as molas forem trocados, a segurança dos ocupantes não poderá ser comprometida com essa ação.

Caso contrário, a modificação será proibida e, caso o proprietário insista, ele poderá desencadear uma série de imprevistos legais.

Som

O som, juntamente com a pintura cheia de estilo e personalidade, é um dos itens mais procurados quando se quer tunar carros.

Essa modificação é permitida, mas deve ser levada em consideração uma informação: o som deve ser de, no máximo, 80 decibéis, os quais devem ser medidos a uma distância de 7 metros do veículo.

Assim, não é porque uma modificação é permitida que não há uma regra sobre ela. Por isso, fique atento para não ser pego na blitz dos imprevistos legais.

Como tunar meu carro?

Caso você tenha o desejo de tunar o seu carro, saiba que é possível fazê-lo seguindo o que diz a legislação vigente.

Neste cenário, especificamente, a resolução 292 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), estabelece, de forma exclusiva, quais são as alterações permitidas no veículo.

Logo, para que seja possível promover esse “repaginamento” no carro, o proprietário deverá solicitar uma autorização prévia junto ao Detran do seu próprio estado. 

Durante essa solicitação, será necessário especificar quais serão as modificações a serem realizadas no veículo.

Após isso, o Detran irá avaliar se tudo está de acordo com o CTB. Em caso positivo, uma autorização será emitida.

Quais são as vantagens e desvantagens de tunar meu carro?

Como em qualquer processo automotivo, tunar o carro apresenta vantagens e desvantagens.

Assim, a melhor forma de saber se esse procedimento vai de encontro ao gosto do dono do veículo, conhecer os prós e contras é fundamental.

Por conta disso, confira, abaixo, possíveis vantagens e desvantagens do tuning!

Vantagens

Uma das principais vantagens desse processo é que o gosto e a personalidade do cliente podem ser impressas no veículo.

Inclusive, é bastante comum encontrar pessoas que compram um carro mais barato e acabam investindo muito mais na sua modificação.

Desvantagens

Agora, existem algumas desvantagens, como o preço, por exemplo. Na hora de customizar o carro à sua maneira, o preço pode ser um pouco maior.

Além disso, a manutenção desses carros tunados também não é a mais simples de realizar (e nem a mais barata).

Porém, é possível reverter essas desvantagens contando com uma agência especializada em Reprogramação de ECU.

Aqui, na Avus MotorSports, você encontra as melhores soluções para deixar o seu carro ainda mais potente, sempre em acordo com a legislação vigente.

Agência especializada em reprogramação

Conclusão

Neste conteúdo exclusivo, você aprendeu o que significa tunar carros, bem como foi capaz de aprender como fazê-lo de forma legal.

Isso porque, alguns pontos devem ser observados na hora de planejar modificar o veículo, como o que diz respeito ao som, iluminação, motor etc.

Além disso, é importante salientar neste post que existe a preparação acima dos 10%, mas ela se destina a carros utilizados para competições. 

Dessa forma, não há mais leis sobre o assunto. Isso porque, quase todos os remaps têm ganhos que ultrapassam a margem de 10%.

Para continuar aprendendo mais sobre o universo automobilístico, acesse agora mesmo o blog da Avus Tecnologia e fique por dentro de todas as novidades.