Simbolizando remap stage 1: Capô de carro preto de luxo aberto, com placa escrito Avus
28
fev

Stage 1: O que é e onde fazer esse remapeamento? [Guia completo]

Normalmente, o stage 1 é o mais procurado pelas pessoas que querem manter a originalidade dos seus carros, mas com ganho de potência e torque.

Nessa etapa de remapeamento, não são necessárias alterações na parte mecânica do carro, visto que esse serviço pode ser feito de forma isolada.

Dessa forma, o stage 1 consegue entregar mais potência, mesmo ao motor original, mas impedindo que o carro corra algum risco.

Além disso, existem outros benefícios quando se adota essa modificação no veículo.

Quer saber mais sobre o assunto e como o stage 1 pode ajudar seu carro no ganho de potência?

Então, ponha o cinto de segurança, continue a leitura e deixe a Avus MotorSports te ajudar.

Boa leitura!

Qual é o significado de Stage?

Aqui, no nosso Blog, você já viu a definição e como deve ser feito o remap, não é mesmo? Além disso, aprendeu como remapear o carro.

Porém, quando o assunto são as melhorias que podem ser promovidas nos motores do carro, principalmente aumentando a potência, a palavra “stage” pode aparecer diversas vezes.

Diante disso, é importante que a definição desse termo seja conhecida, justamente porque diz respeito às etapas de mudanças que são aplicadas no veículo.

Em inglês, stage tem vários significados, os quais irão depender do setor em que essa palavras está sendo implementada.

No teatro, por exemplo, stage quer dizer palco. Na área automobilística, stage diz respeito à fase, etapa ou até mesmo nível.

Importante também ressaltar que, atualmente, existem 3 stages de remap: stages 1, 2 e 3. Nos tópicos a seguir, você conhecerá um pouco mais sobre stage 1, bem como suas especificações.

O que é Stage 1?

O stage 1, de forma geral, é o mais indicado para uma grande variedade de serviços e, acima disso, recomendado para todas as máquinas e veículos.

Além disso, o stage 1 tem o objetivo de promover uma modificação no veículo no que diz respeito ao ganho de torque e potência.

Inclusive, essa modificação proporcionada pelo stage 1 garante mais segurança ao veículo e faz com que o carro não precise de mudanças em seus componentes mecânicos.

Assim, o stage 1 é realizado por meio de um software padrão, fazendo com que as modificações não sejam aplicadas à parte física do veículo.

Vale ressaltar que é de extrema importância que se escolha uma empresa realmente especializada no assunto e que conte com uma equipe de profissionais qualificados.

Isso porque, os programas utilizados para realizar o stage 1 precisam ser desenvolvidos dentro de uma margem específica de segurança do automóvel.

Afinal, não é recomendado que se ponha torque e potência além do que o carro pode suportar. Caso contrário, haverá danos prematuros ao conjunto.

O que é feito no Stage 1 do Remapeamento?

Como citado anteriormente, o stage 1 do remapeamento é a preparação dos veículos por meio de softwares específicos. 

Dessa forma, não são necessárias quaisquer alterações mecânicas no carro.

Assim, esse tipo de modificação é mais procurado por aquelas pessoas que querem otimizar a potência de seus veículos.

Inclusive, a preocupação desses clientes é que, mesmo utilizando o veículo apenas de forma cotidiana, o carro não sofra alterações no seu estado original.

Além disso, há uma preocupação para que se atenda às normas de emissão, bem como se respeite a legislação de trânsito pertinente.

Quando o stage 1 é realizado, o carro acaba ganhando alguns benefícios, tais como:

  • ganho de torque e potência por um preço mais acessível;
  • confiabilidade mecânica;
  • resposta melhorada do acelerador eletrônico.

Vale ressaltar que no stage 1 é possível a utilização de combustível comum. Inclusive, a manutenção do carro poderá seguir como a própria fabricante recomenda.

Capô de carro branco de luxo aberto, simbolizando remapeamento stage 1

Potência e torque: Quantos CV ganha no Stage 1?

Antes de comentar sobre quando CV o carro pode ganhar no stage 1, é importante lembrar que todos os veículos, praticamente, podem ser beneficiados com o stage 1.

Inclusive, até mesmo os carros que são equipados com os motores de cilindrada mais baixa, como os carros esportivos.

Além disso, até mesmo no stage 1, onde não há alteração mecânica, é possível acoplar recursos adicionais e especiais para aqueles clientes que desejam realizar esportes.

Assim, ainda no stage 1, é possível participar de provas de trackday e hotlap, pois pode-se realizar uma remoção de limitador de velocidade eletrônico, por exemplo.

Porém, de forma geral, os ganhos que serão obtidos em cada veículo irão variar segundo a capacidade mecânica do automóvel.

Assim, os ganhos ficam em torno de 10%, para aqueles motores que foram aspirados, e 30% para os que foram sobrealimentados (ou seja, os turbos).

Quando se fala de potência e torque, há um aumento significativo no stage 1, pois eles podem partir de 15% e ir até 65% de forma surpreendente.

Dessa forma, três são as vantagens principais do stage 1:

  • segurança aumentada na hora de realizar ultrapassagens;
  • produtividade maximizada;
  • potência e torque elevados.

Remap Stage 1 vale a pena?

Para responder essa pergunta é importante que se tenha em mente o verdadeiro motivo pelo qual se deseja realizar o stage 1 no veículo.

Isso porque, as expectativas precisam estar alinhadas, de forma fidedigna, àquilo que o stage 1 pode promover no carro.

Caso contrário, esse serviço de modificação poderá ser bastante frustrante para o condutor, mesmo oferecendo inúmeras vantagens para o veículo, como foi possível identificar.

Além disso, é importante saber que, carros que possuem uma litragem reduzida e que não têm turbo compressor, são capazes de se beneficiar com o serviço de reprogramação.

Além disso, o stage 1 proporciona ganho de torque, o que pode ser uma diferença notável durante a condução do veículo.

Porém, é essencial que esse serviço seja realizado por uma empresa especializada em stage 1 e que ofereça um serviço de qualidade, como a Avus MotorSports.

Aqui, além do melhor atendimento e custo-benefício, você terá um atendimento de primeira, sem dúvida.

Remap é tudo igual? Quais são as diferenças entre Stage 1 e Stage 2?

Não. O remap não é tudo igual. Por conta disso, ele é dividido em 3 stages principais. 

Afinal, cada etapa possui uma especificação que beneficia o veículo de forma distinta das demais.

Inclusive, a principal diferença que existe entre o stage 1 e o stage 2 é quando diz respeito aos benefícios que oferecem ao veículo.

O stage 1 é, geralmente, o mais procurado por aqueles que não desejam tirar o perfil original do carro, como mencionamos aqui. 

Além disso, é considerado o mais básico e pode ser instalado de forma isolada. Para isso, não se faz necessário outras modificações maiores no veículo.

O stage 2, ou o nível intermediário, como também é conhecido, além de promover um maior ganho de potência e de ser capaz de destravar os limitadores, requer que itens sejam adicionados.

De forma geral, esse nível é mais procurado por aqueles que já possuem certas alterações nos veículos, mas que não tiveram o resultado almejado.

Fachada de loja de vidro, com carros de luxo e neon escrito Avus, que é uma empresa especializada em Stage 1

Por conta desses fatores e para evitar que esses serviços sejam realizados de forma equivocada, optar por uma empresa especializada no assunto é a ideia mais assertiva.

Para sanar quaisquer dúvidas, entre em contato com uma empresa especializada em remap, como a Avus MotorSports e tenha as respostas necessárias para alcançar seu objetivo.