Stage 2: O que é e onde fazer esse remapeamento? [Guia completo]
O stage 2 oferece um ganho maior de potência e torque aos motores dos veículos, principalmente porque permitem certas modificações na parte física do automóvel.
No entanto, nem todos os carros podem receber esse tipo de remap. Logo, entender melhor sobre o assunto é a melhor alternativa de colher os benefícios que esse processo pode oferecer.
Quer aprender mais sobre stage 2 e como ele pode auxiliar no ganho de potência do seu automóvel?
Então, coloque o cinto e viaje conosco neste conteúdo. Boa leitura!
O que é um Stage 2?
O stage 2 de um remapeamento, por sua vez, é aquele responsável por buscar torque e potência superiores aos conquistados durante o stage 1.
Para isso, um poderoso software, de alta performance, é utilizado, justamente para que se conquistem os benefícios desse remapeamento.
Vale ressaltar que esse serviço é oferecido àquelas pessoas que desejam, como mencionado, mais potência no seu automóvel, fazendo com que algumas modificações na parte mecânica sejam necessárias.
O stage 2 é altamente recomendado para os carros sobrealimentados ou turbo. Uma exceção pode ser vista com relação ao Camaro 6.2L V8.
Isso porque, esse é um exemplo de carro aspirado de alta litragem que, de forma semelhante, pode fazer o processo de stage 2.
Além disso, o stage 2 também é recomendado para quem deseja conquistar um torque maior, uma economia no combustível, mais potência e, assim, mais dirigibilidade.
E o que significa stage?
No Blog da Avus MotorSports você já viu a definição e como deve ser feito o remap, não é mesmo? Além disso, aprendeu como aumentar a potência do motor do seu carro com eficiência, segurança e custo-benefício.
No entanto, com relação às modificações possíveis nos motores, principalmente no que diz respeito ao aumento de potência, a palavra “stage” pode, sem dúvida, aparecer várias vezes.
Assim, é fundamental que esse termo seja conceituado de forma clara e concisa, justamente porque diz respeito às etapas de mudanças que são aplicadas no veículo.
Stage, em inglês, possui vários significados. Inclusive, eles irão depender do setor em que essas palavras estão sendo dispostas.
No setor automobilístico, por exemplo, stage quer dizer fase, nível ou até mesmo etapa. No teatro, por outro lado, stage quer dizer palco.
Além disso, vale mencionar que, hoje em dia, existem 3 stages principais de remapeamento: stages 1, 2 e 3.
A seguir, você conhecerá um pouco mais sobre stage 2, bem como suas especificações.
Qual é a diferença entre Stage 1 e Stage 2?
Cada stage, seja 1 ou 2, possui uma especificação que acaba beneficiando o automóvel de forma diferente das outras etapas do processo
A principal diferença que existe entre o stage 1 e o stage 2, por sua vez, diz respeito às vantagens que oferecem ao automóvel.
Geralmente, o stage 1 é o mais procurado por aqueles condutores que não desejam tirar o perfil original do carro.
Além disso, é considerado o mais básico e pode ser instalado de forma isolada. Diante disso, não são necessárias outras modificações no automóvel.
O stage 2, ou o nível intermediário, como também é conhecido, por sua vez, promove um ganho maior de potência e, além disso, é capaz de destravar os limitadores, fazendo com que itens sejam, posteriormente, adicionados.
Assim, de forma geral, o stage 2 é mais procurado por aqueles que já possuem certas modificações nos veículos, mas que não tiveram o resultado esperado.
Quais são os requisitos para o Stage 2 (Preparação)?
Substituir o downpipe por um que possua um fluxo maior é uma das principais ações que ocorrem na preparação stage 2. Assim, busca um custo-benefício mais assertivo.
Vale ressaltar que o downpipe, por sua vez, é o início do escapamento, o qual está ligado à saída da turbina.
Lá, inclusive, é onde se encontram a sonda lambda e o catalisador, o qual é responsável por reduzir as emissões dos gases poluentes.
Além disso, é importante mencionar que o stage 2 é bastante indicado para quem curte os trackdays, hotlaps e arrancadas.
Assim, estão buscando mais potência com menos intervenção mecânica.
Potência e Stage 2: Quantos cavalos (CV) aumenta o Stage 2?
Antes de comentar sobre quantos CVs o carro pode ganhar no stage 2, é importante lembrar que nem todos os veículos se beneficiam com o stage 2.
Como mencionado anteriormente, o stage 2 é altamente recomendado para os carros sobrealimentados ou turbo.
Inclusive, até mesmo os carros que são equipados com os motores de cilindrada mais baixa, como os carros esportivos, podem receber o stage 2.
Assim, no stage 2, é possível participar de provas de trackday e hotlap, pois as modificações na parte mecânica, por exemplo, podem ser requeridas.
Geralmente, os ganhos obtidos em cada veículo irão variar de acordo com a capacidade mecânica do veículo.
Dessa forma, eles ficarão em torno de 10%, para aqueles motores que foram aspirados, e 30% para os que foram sobrealimentados.
Inclusive, quando o assunto é potência e torque, há um aumento bastante significativo no stage 2, pois eles podem partir de 15% e ir até 65%.
Afinal, Remap Stage 2 vale a pena?
Como você percebeu, o stage 2 fornece um ganho aumentado de potência e, assim, é capaz de destravar os limitadores, como já mencionamos ao longo do conteúdo.
Assim, modificações no blow-off, no sistema de captação de ar, nas velas, no downpipe são ações realizadas no stage 2.
Logo, se um condutor estiver buscando esses objetivos, o stage 2 é a melhor alternativa.
Remap não é tudo igual: Diferenças entre Stage 2 e Stage 3
Antes de qualquer coisa, você precisa saber que não, o remap não é tudo igual e, por conta disso, cada stage, seja 1, 2 ou 3, possui características próprias.
No stage 2, ou nível intermediário, por exemplo, além de promover um maior ganho de potência e de ser capaz de destravar os limitadores, requer a adição de certos itens ao veículo.
Geralmente, como mencionamos, esse nível é bastante procurado por quem já possui modificações no automóvel, mas que não tiveram o resultado desejado.
Agora, no stage 3, por outro lado, é o nível mais alto quando se diz respeito à customização, pois somam as modificações do stage 2 a alterações mais “pesadas”.
Logo, o stage 3 é altamente recomendado quando a utilização é realizada em pistas, visto que o motor durante esse remap, após uso prolongado, pode provocar sérios danos ao motor, de forma prematura.
Por conta desses fatores e para evitar que esses serviços sejam realizados de forma equivocada, optar por uma empresa especializada no assunto é a ideia mais assertiva.
Para sanar quaisquer dúvidas, entre em contato com uma empresa especializada em remap, como a Avus MotorSports e tenha as respostas necessárias para alcançar seu objetivo.