Motor de carro
20
dez

Como aumentar a potência do motor do seu carro com eficiência, segurança e  custo-benefício

Formas de como aumentar a potência do motor do seu carro é o tipo de questionamento que já deve ter passado na sua cabeça em algum momento, seja enquanto encarava uma subida íngreme ou quando estava numa pista boa para sentir a adrenalina de acelerar.

Sabemos que as fábricas não liberam os carros com a potência máxima por várias razões, sendo a segurança e vida útil dos componentes as mais relevantes.

Contudo, há outras formas de como aumentar essa potência, sem comprometer a segurança do condutor e dos passageiros, mas para isso é importante entender todos os processos para fazer isso da forma correta.

Do contrário, você pode acabar reduzindo a vida útil do seu carro, então, ao longo deste conteúdo vamos abordar as melhores formas de deixar seu possante mais potente.

Boa leitura.

Afinal, como aumentar a potência do meu carro?

São várias as maneiras de como aumentar a potência do motor de um carro, e não necessariamente uma é melhor que a outra.

A questão em si está ligada aos custos desses processos e também o quanto a mais de potência eles podem desbloquear.

Para ajudar a elucidar a questão, separamos algumas técnicas utilizadas que podem ser interessantes para você conhecer.

– Aumentando as entradas de ar

Começando pela primeira e talvez mais simples maneira de como aumentar a potência do motor, que é proporcionar uma maior entrada de oxigênio nele.

Isso otimiza o processo de combustão interna da peça, o que é convertido em mais potência e consequentemente em uma economia do consumo de combustível.

Quanto mais ar entrando, mais rápida é a queima do combustível e assim o motor se beneficia de um aumento na energia que se traduz em mais potência.

– Escapamento esportivo

Assim como mais entrada pode funcionar, mais saída também, e para isso é interessante considerar opções de escapamento que promovam esse melhor desempenho automotivo.

Quanto mais rápido o carro expelir os gases resultantes da queima de combustível, mais eficiente será o trabalho do motor fazendo com que os giros sejam contínuos e ágeis.

Para fazer isso, a sugestão é apostar em escapamentos esportivos, com tubo de maior dimensão para acelerar a dispersão desses gases, trazendo assim mais eficiência ao funcionamento do motor.

– Colocando Turbo

O sistema turbo oferece uma propulsão adicional equivalente a praticamente o dobro da potência de fábrica do seu automóvel.

Porém, vale lembrar que o turbo não é recomendado para todo tipo de motor, pois alguns podem simplesmente não suportar esse aumento massivo de potência e fundir.

Leve seu carro em um centro automotivo de confiança e procedência para que possam ser analisadas as características e assim entende se há a possibilidade de um turbo ser benéfico para aumentar a potência ou se será melhor optar por outras formas mais seguras.

Carro clássico restaurado e com supercharger, que aumenta a potencia do motor

– Supercharger

Quando pensamos em supercharger já vem a mente alguns modelos clássicos de muscle cars, e na prática, esse sistema oferece uma sobrealimentação para o motor, comprimindo o ar de admissão e aumentando o rendimento do motor.

Isso potencializa a queima do combustível e diferente de um turbocompressor, por exemplo, o supercharger utiliza o próprio movimento do motor por meio de uma polia sincronizada e assim usa a própria energia cinética do carro para funcionar.

Nitro, vale a pena usar?

Quem já viu a franquia de filmes Velozes & Furiosos deve estar bem familiarizado com o uso dos sistemas de nitro, que de fato oferecem um “boost” de velocidade, porém em situações específicas.

O nitro só confere esse aumento quando acionado, geralmente por um botão no volante, portanto seu uso deve ser muito bem calculado.

– Vai afetar a segurança do meu carro?

Essa é uma dúvida muito pertinente, pois de fato o uso do nitro em excesso pode sim ser prejudicial a vida útil do automóvel e até para a segurança do condutor.

Não é o tipo de dispositivo que qualquer condutor deve utilizar, pois é necessário certa habilidade no volante e também saber quando usar esse elemento.

O nitro jamais deve ser acionado em curvas, pista molhadas ou qualquer outra instabilidade, e seu uso indiscriminado pode causar problemas no sistema de transmissão do veículo.

Carro com efeito digital de transparência na área do capô, simbolizando modificações para aumentar a potencia do motor

Outras modificações mecânicas, quais as mais indicadas?

Se você está disposto a fazer alterações mais profundas na estrutura mecânica do seu carro, vai ter um leque maior de opções que podem ser ajustadas para conferir um melhor desempenho ao motor.

Substituindo alguns componentes, é possível ampliar a capacidade do motor, como a modificação nos bicos injetores e nas bombas de combustível.

Vale destacar que toda alteração que afeta diretamente a alimentação do motor terá um custo mais elevado e também influenciam no consumo de combustível do carro.

Também é possível modificar outras peças como pistões, bielas, pinos, juntas entre outros itens, para opções que vão favorecer o desempenho no sentido de mais potência.

Todas essas modificações têm como objetivo otimizar a mistura do oxigênio com o combustível para uma queima mais eficiente.

Benefícios de um carro potente, quais são?

Os principais benefícios de saber como aumentar a potência do motor do seu carro é ter um melhor desempenho, principalmente em terrenos irregulares.

Não se trata apenas de mais velocidade, o que também é algo relevante, não podemos negar, mas é também sobre rodar mais macio sem abdicar da segurança e da economia de combustível.

Por isso, de todas as opções citadas, a forma mais recomendável para liberar essa potência adormecida do motor do seu carro é por meio do remap.

O remapeamento é o procedimento de acessar a central de controle da injeção eletrônica de um automóvel para executar um upgrade no software de controle, permitindo a liberação de mais potência de forma segura e sem aumentos no consumo de combustível.

Isso só será possível buscando esse serviço com quem entende do assunto, e na Avus Motorsport, temos equipe especializada para fazer a reprogramação de ECU e liberar a potência do seu carro.

Sem falar nos procedimentos complementares como o dinamômetro, para seu carro sair daqui rodando com a máxima eficiência e desempenho.

Conheça nossos serviços e traga seu carro para uma avaliação de desempenho.

Conclusão

No artigo de hoje você conferiu várias maneiras de como aumentar a potência do motor do seu carro, das mais simples até as mais rebuscadas.

Como sempre, a sua decisão precisa ir de encontro aquilo que você considera como bom desempenho para o seu carro e que caiba no seu orçamento.

Faça uma visita à Avus Motorsport, que faremos uma análise técnica para identificar os pontos de melhoria de desempenho no seu veículo e passar um orçamento que cabe na sua realidade.