Motor turbo prateado com detalhes em azul
12
jan

Motor turbo: entenda o funcionamento e as principais vantagens de ter no seu carro

Provavelmente você que é apaixonado por carro já deve ter considerado em algum momento a ideia de ter um motor turbo, seja pela capacidade de melhorar o desempenho do veículo ou até para economizar um pouco com combustível.

Atualmente as próprias montadoras têm se atentado a esta tendência e mesmo modelos de entrada têm sido fabricados com motores mais potentes, com características “turbinadas”.

Se você está interessado em saber mais sobre esse assunto, vem com a gente que nesse artigo vamos explicar as vantagens e desvantagens de um motor turbo e também a maneira mais eficiente de melhorar o desempenho do seu carro.

Motor turbo, o que é?

Quem procura um pouco mais de ânimo nos passeios de carro, precisa saber que um motor turbo pode fazer quanto a performance do seu automóvel. 

Os motores turbo são geralmente considerados como capazes de fornecer mais potência enquanto ainda utilizam a mesma quantidade de combustível que os motores tradicionais. Em alguns casos podem até apresentar certa economia.

Eles fazem isso usando uma roda de turbina acionada por exaustão e uma roda de compressor que comprime o ar que entra, de modo que ele seja capaz de reter mais oxigênio. 

O oxigênio extra permite uma câmara de combustão maior, construindo mais potência com eficiência até 50% maior do que os motores padrão. 

Com um motor turboalimentado em seu carro, você será o centro de atenção por onde passar.

– Como funciona?

A grande característica de um motor turbo é justamente o melhor aproveitamento na absorção do oxigênio que permite uma combustão muito mais eficaz.

Outra vantagem desse tipo de sistema é que é alimentado também pelo fluxo que é gerado durante a eliminação dos gases no escapamento. Dessa forma toda aquela energia que era desperdiçada, passa a ser reaproveitada para trazer mais potência ao motor.

O nome turbo vem justamente da turbina, que de forma simplificada são motores que operam comprimindo o ar é injetado no motor com mais aproveitamento o que resulta em uma queima de combustível mais potente.

A seguir, essas características vão ficar mais evidentes.

– Diferenciais

A principal diferença que podemos destacar entre um motor turbo e os modelos aspirados está no caminho que o ar faz até atingir os pistões.

Nos modelos, digamos, tradicionais de motor, o ar é canalizado pela pressão atmosférica. Em contrapartida, nos turbos há uma compressão do oxigênio que faz a injeção do ar pressurizado, aproveitando assim os gases de escape.

Existe uma crença popular de que os motores turbo tendem a ter uma vida útil menor que motores aspirados, mas na verdade isso não tem nenhum tipo de confirmação.

O que costuma acontecer é que donos de carro turbo gostam de acelerar suas máquinas mais do que o recomendável, é isso sim pode prejudicar os componentes.

Vale mencionar que isso vale para motores turbo de fábrica, pois componentes são preparados para aguentar o ganho de performance. No caso de motores modificados, esses sim podem ter uma vida útil menor, dependendo da forma que forem implementados.

– Quando surgiu?

Desde que o motor a combustão surgiu, as empresas buscam maneiras de melhorar a sua performance, e já no início do século XX, o suíço Alfred Büchi desenvolveu um sistema de superalimentador a ar por meio de um kit turbo com turbina.

Apesar do uso consagrado no setor automobilístico, o primeiro uso foi na verdade em locomotivas a diesel e depois foi para a aviação, em 1920 com os motores da Pratt & Whitney.

Mecânico de luvas segurando um motor turbo

O motor turbo é mais econômico?

Isso volta ao que já mencionamos antes, mas de fato, o motor turbo pode ser mais econômico desde todo o sistema esteja preparado para esse tipo de dinâmica,

Também vale dizer que o estilo de direção do motorista é o fator mais determinante para essa economia, afinal, não adianta querer acelerar demais só porque está com um motor mais potente.

É sempre essa troca, se você quiser economia, dirija com mais cautela, de forma equilibrada. Agora, para quem quer sentir o motor acelerando no seu máximo desempenho, prepare-se para gastar um pouco mais nos postos de combustíveis.

A variação do consumo no entanto é maior, e em vários testes já realizados por especialistas ficou demonstrado que em geral os motores turbos podem ser até 50% mais econômicos se a condução for adequada.

Desenho digital 3D de um motor turbo, saindo fogo dele, simbolizando a potência e vantagens

Vantagens e desvantagens de ter um motor turbinado

Além da busca por desempenho, os motores turbos também foram desenvolvidos pensando numa diminuição da emissão de gases na atmosfera, uma vez que há um aproveitamento maior do que é gerado pela combustão.

Com isso, podemos observar várias vantagens desse tipo de motor e também algumas desvantagens conforme citaremos a seguir:

– Vantagens

Essa diminuição de gases supracitados é de fato uma grande vantagem, contudo esse melhor aproveitamento da combustão resulta também numa melhor performance e mais torque para o motor.

Outra vantagem dessa queima eficiente é a economia de combustível, desde que você seja um motorista prudente. 

Mas caso queira afundar o pé no pedal, o motor turbo vai te dar aquela sensação de resposta mais rápida.

– Desvantagens

Como nem tudo são flores, temos que trazer algumas desvantagens deste tipo de motor.

A primeira delas é a manutenção, que tende a ser um pouco mais custosa para deixar o motor sempre no seu pico de desempenho.

E a segunda é que o motor turbinado eleva o preço do carro, então faz com que modelos mais em conta fiquem mais caros.

Por fim, temos que dizer que motor turbo não é a única forma de aumentar a potência do seu automóvel, na verdade há tecnologias relativamente mais simples que entregam bons resultados.

Uma delas é a reprogramação de ECU que permite que a potência máxima seja liberada, porém é um procedimento que deve ser feito por especialistas como temos aqui no time da Avus Motorsport.

Clique e conheça os detalhes do nosso serviço de reprogramação de ECU e entenda como podemos otimizar o desempenho do seu carro.

Conclusão

Como você viu, o motor turbo tem suas vantagens e desvantagens e no fim a decisão vai depender do que você busca e o que se encaixa no seu estilo de direção.

Caso esteja comprando um carro novo, vale a pena fazer um teste drive em algum modelo que seja turbinado para sentir o funcionamento da máquina.

Agora, se você já tem o seu automóvel do coração, conheça outras maneiras de melhorar a performance dele com os serviços da Avus Motorsports.